quarta-feira, 24 de outubro de 2007

OFICINA O QUE É CriaTiViDaDe ?






Registrando então, nossa oficina a respeito da CRIATIDADE ocorrida nesta segunda-feira 22/10. Participantes: Marinês, Clarrisa, Dimi, Anelise,Luis (UFMA),Vitor e Bianca.






As oficineiras Jessica,Marcela e Ana Lídia levantaram os conceitos juntos com o grupo do que imaginamos por " ser criativo" . Após algumas atividades práticas desconstruímos certas e idéias e conversamos sobre a importancia de arte como potenciadora do pensar criativo e resolução de problemas em diversos os sentidos individuais e coletivos e aplicada na escola. Além disso questionamos a influencia de pais e adultos na formação social desde os primeiros anos de vida em não aceitar o diferente e o fora do padrão, dificultando assim, a produção original, que não segue uma imitação. Foi muito importante e gratificante poder desenvolver um diálogo sobre este assundo que pouco é estudado no nosso Instituto de Artes e que tem alta importância em nossa prática artística / educativa.





PENSAMENTO DIVERGENTE E PENSAMENTO CONVERGENTE: A escola está baseada na escolha da respota certo, no caminho correto e nessa perspectica em que todas as respostas devem convergir para o certo. Na ótica criativa, não se pode trabalhar com uma única possibilidade, a arte DIVERGE, possui diversos caminhos, não possui a resposta certa, e valoriza a diferença. Vejo a arte com grande potencial de recriar o modo de ensino, ou um maneira de estimular mais o pensamento divergente numa sociedade que quer se garantir com as respostas certas ao invés de reelaborar e organizar melhor todas essas respostas que já possuimos para tantas perguntas.

Uma abordagem contemporânea, com análise fatorial na visão de “Guiilford (1967): criatividade é produto do chamado pensamento divergente, o qual é encarregado de procurar novas soluções e reconhecer problemas que outros passam por alto, sendo portanto uma atividade cognitiva que resulta em novas soluções para os problemas.”
1. O conjunto de fatores que contribui para o processo criativo :
· Sensibilidade a problemas
· Fluência
· Flexibilidade
· Originalidade
· Habilidade para rearranjar
· Análise
· Síntese
· Coerência de organização de idéias
· Perseverar- muitas vezes novas idéias não são bem aceitas
· a coragem, o entusiasmo, a autoconfiança


Bibiliografia: Subtil, D.J. Maria, Criatividade e Educação – as aproximações possíveis. Cadernos de Educação, Pelotas, Ano 15,n°27,p207-219,jul./dez.2006

CIMOM, Círio.História da Educação Artística.Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio grande do Sul. Porto alegre 2006

KNELLER, G.F. Arte e Ciência da Criatividade.2.ed.São Paulo: IBRASA,1971


OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação- 4ªedição- Petrópolis :Vozes,1984.196p.



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