quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Em tempo de Bienal pensa-se sobre...


Arte Educação


preparando o público para a Arte



Uma das funções da arte-educação é fazer a mediação entre a arte e o público. Museus e centros culturais deveriam ser líderes na preparação do público para o entendimento do trabalho artístico.Entretanto, poucos museus e centros culturais fazem esforço para facilitar a apreciação de arte. As visitas guiadas são tão entediantes, que a viagem de ida e volta aos museus é, delonge, mais significativa para a criança.
Mas é importante enfatizar que os museus e centros culturais são uma contribuição insubstituível para amenizar a idéia de inacessibilidade do trabalho artístico e o sentimento de ignorancia do visitante. Eles não se sentem suficientes conhecedores para penetrar nos “templos da cultura”.É hora dos museus abandonarem seu comportamento sacralizado e assumirem suas parcerias com escolas, porque somente as escolas podem dar aos alunos de classe pobre a ocasião e auto-segurança para entrar em um museu. Os museus são lugares para a educação concreta sobre a herança cultural que deveria pertencer a todos , não somente a uma classe econômica e social privilegiada.
Os museus são lugares ideais para o contato com padrões de avaliação da arte através da sua história, que prepara um consumidor de arte crítico não só para a arte de ontem e de hoje, mas também para as manifestações artísticas do futuro. (BARBOSA,p.14,15)



Barbosa,Ana Mae.Tópicos Utópicos.2000.Belo Horizonte:C/Arte,1998.200p.

Um comentário:

ale ilha disse...

Infelizmente quando se pensa em museus, dificilmente se pensa em um lugar de convivência, e principalmente de vivência.Ainda existe hoje em dia uma barreira que separa o "grande público" dos museus e consequentemente de uma vasta produção artística. Conforme cita Ana Mae, os museus deveriam deixar de lado o "comportamento sacralizado e assumirem suas parcerias com as escolas", por outro lado as instituições de ensino também tem que deixar de lado a idéia de museu como algo inacessível aos alunos, e tentar interagir ao máximo!
A arte é de grande importância para os alunos, pois trabalha principalmente com os sentidos, abre possibilidades de interpretações para o próprio modo de vida, mostra que se pode olhar as coisas de uma maneira diferente.
Muito se fala sobre a aproximação da arte com a vida, mas ainda hoje pouco se tem feito, ainda hoje muitas escolas não apoiam os professores de arte e suas idéias de desenvolverem um pensamento artístico/crítico junto aos seus alunos, consequentemente torna-se muito complicado fazer com que os alunos pensem em arte como sendo parte de suas vidas, fazendo com que os alunos tenham a visão de que museus não servem para "simples mortais" e que a arte é somente para quem a entende.
Ale Ilha