terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Felicidades

O NAE deseja a todos um Feliz Natal e um ótimo Final de Ano. Que 2008 seja um ano de muito trabalho e novas descobertas para a vida profissional e pessoal.

Muita energia e vibrações positivas para sempre seguir em frente no dia-a-dia.

Um forte abraço aos Arte/educadores, aos artistas, aos educadores, aos curiosos e as amigos queridos que sempre estão próximos do NEA.
Boas Festa e até 2008!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

CONFIRA

Parceria entre MARGS e NAE em exposições de Artes Visuais movimenta Extensão Unversitária

A partir do dia 5/12 você poderá visitar a Exposição Mestiçagens na Arte Contemporânea – Galerias Ângelo Guido, João Fahrion e Sala Pedro Weingärtner no MARGS e ter a mediação de um de nossos membros do Núcleo de Arte/Educação - Pesquisa e Ação - NAE.

Ao agendar uma mediação e levar um grupo de alunos, amigos, familiares ou ir sozinho você pode ser recebido pelos integrantes do NAE: a Cristina, a Taís, a Jéssica, o Aníbal ou a Pólen - em diferentes horários - todos estudantes universitários curiosos e interessados em instigar reflexões e debates frente a Exposição de Artes cediada no Museu de Artes do Rio Grande do Sul - MARGS

A parceria do MARGS com o NAE já se dá desde a exposição apresentada no início do ano de 2007, em que mais de 200 gravuras do artista Espanhol Goya estiveram expostas em Porto Alegre.

Não apenas como "informantes" os integrantes do NAE discutem junto ao MARGS as estratégias do trabalho em arte/educação no Museu e para que esse seja não apenas um espaço de preservação (e contemplação) mas também de construção e de reflexão sobre a arte (de hoje e de ontem) e seu publico.

E ainda, ampliando o contato dos estudantes universitários com a comunidade externa à Universidade, possíbilita o exercício da Extensão tão necessária para a percepção das características reais dos diferentes contextos aonde o arte/educador se insere.

Abaixo mais informações sobre a mostra e telefones de contato para agendamentos.


Exposição Mestiçagens na Arte Contemporânea – Galerias Ângelo Guido, João Fahrion e Sala Pedro Weingärtner
a partir de 05/12

A mostra apresenta cerca de 20 trabalhos realizados nos últimos oito anos pelo grupo de pesquisa coordenado pela professora Icleia Cattani, do Instituto de Artes da UFRGS. O grupo é constituído pelos artistas Alfredo Nicolaiewsky, Marcelo Gobatto, Maria Lúcia Cattani, Maristela Salvatori (UFRGS), Bernard Paquet (Universidade Laval, Québec), Eliane Chiron (Paris I, Paris), Lenir de Miranda (Ufpel, RS) e Paulo Gomes (Uniritter, RS). A idéia é apresentar diferentes abordagens a partir de obras que trazem, em si, tensões constitutivas de uma das questões mais importantes do mundo contemporâneo: a mestiçagem. Entre as técnicas desenvolvidas, estão imagens digitalizadas de origens diversas, frottagens, gravuras com novas proposições, monotipias, instalações e vídeo. O conceito de mestiçagem que rege a pesquisa baseia-se nos cruzamentos que produzem novos e diferentes sentidos nas obras modernas e contemporâneas, evidenciando as relações entre teoria da arte e práticas artísticas.

Fone (51) 3227-2311
Fax (51) 3221-2646